17 de junho de 2017

Resenha - Quando a Noite Cai

Volteeei, amigos leitores do Luar! Porque eu tenho que trazer essa resenha. Sim, vocês precisam conhecer logo esse livrinho tudo de mara!

Gosta de chorar? De arrancar os cabelos, de sentir o coração sair pela boca, empurrar ele de volta goela abaixo e tentar não surtar enquanto lê? Então "Quando a Noite Cai" foi feito para você!







Muito tempo atrás, nas belas terras misteriosas da Irlanda, dois jovens se encontraram de todas as maneiras possíveis. Da amizade nasceu o querer, do anseio brotou a paixão, e dela o amor. E assim as duas almas se fundiram uma na outra, os dois corações bateram como um. Eles se amaram profundamente e intensamente, vivendo felizes, ainda que o "para sempre" tenha sido breve. Algumas pessoas acreditam que aquele sentimento tão puro e ardente não se perdeu, e que ainda hoje pulsa no peito daqueles que se recordam.
E elas estão certas.
Como uma boa história de amor, esta começa da mesma maneira que tantas outra.
Era uma vez...




O que falar desse livro que quase arrebentou meu coração?
Bom, inicio dizendo que jamais havia lido qualquer coisa da Carina Rissi. Mas esse livro foi amor à primeira vista. Bati os olhos na capa, eu já vidrei. Li a sinopse e me apaixonei. Mas quando comecei a leitura que me entreguei totalmente e me perdi de amores! 😍

Talvez a razão que tenha me capturado seja porque o livro nos mata de duas formas diferentes: com a narrativa entre Briana e Gael, no Brasil/Irlanda dos tempos atuais, e a narrativa entre Ciara e Lorcan na Irlanda medieval. E eu sou apenas apaixonada por histórias medievais e de época.

Essa história tem um leve Q de fantasia, já que vamos encontrar algumas passagens relacionadas às lendas irlandesas, algumas lindamente adaptadas pela Carina, que vão se misturar à realidade, entre alguns outros acontecimentos que seria um grande spoiler mencionar. É um livro que nos deixa tenso. Eu arrisco dizer que eu seria uma perfeita cobaia para estudos de reações cerebrais e cardíacas durante a leitura. Eu me sentia eufórica, emocionada, triste, ansiosa. Ansiedade era algo comum a cada página. Sentia meu coração batendo numa urgência que chegava a doer. Meus olhos fugiam pelas linhas abaixo ou pela página ao lado para ter uma noção do que iria acontecer, para sentir algum alívio. Assim como, no mesmo propósito, corri algumas páginas adiante, buscando palavras soltas que me tranquilizassem da agonia que eu sentia enquanto os fatos iam se desenrolando. Para mim, pelo menos, foi uma das experiências literárias mais intensas que já tive. E também das mais apaixonantes.



Briana é uma moça comum, não é dona de uma beleza exuberante, mas é ruiva. E bom... Não preciso falar muito mais, já que ruivas são sucesso total, né? rs  Mas isso não era o bastante para ela ser mais segura de si. Como qualquer um que tenha uma característica diferente, com Briana não foi diferente que os colegas de escola tenham praticado algum bullying atribuindo apelidinhos nada agradáveis. Esse, no entanto, não é o grande drama de Briana. Ela não é nenhuma coitadinha porque é ruiva e tem olhos verdes, mas os coleguinhas da escola zoaram ela no passado.

Briana perdeu o pai cedo, as finanças da família não estão bastando para as dívidas que não param de crescer. A irmã precisa terminar a faculdade para dar uma esperança ao que sobrou da família, já que Briana precisou começar a trabalhar cedo para ajudar em casa e não teve a oportunidade. Porém, é justamente nesse ponto que Briana perde sua segurança. Nada dá certo na sua vida profissional ou amorosa. Ela já havia até desistido de se envolver com alguém, pois sempre acontecia algo bizarro que a envergonhava e fazia o rapaz fugir dela com vigor. Mas não tinha como desistir de trabalhar. De ajudar a mãe a carregar as dívidas que ela não conseguiria pagar sozinha. Porém, assim como com seus encontros, seus empregos também eram extremamente desastrosos.



Sobressaltada, eu me contraí e a coisa toda desandou. A garrafa de azeite saiu voando e foi se alojar feito um míssil no lustre de cristal – também conhecido como "muito caro" – acima da minha cabeça. A garrafa, alguns cristais e duas lâmpadas se estilhaçaram e eu só tive tempo de cobrir a cabeça com a bandeja para me proteger. O plic-plic produzido pelos cacos se misturou à gritaria e os sons de cadeiras tombando.
– Briana, página 15.



As coisas mais absurdas, bizarras e surreais aconteciam à Briana, fazendo com que ela ficasse desempregada logo nos primeiros dias de trabalho. Era simplesmente assustador tanto quanto previsível. Nada poderia ir bem por mais de meros instantes.

Briana encontrava conforto em sua casa, a velha pensão de sua mãe, que abrigava apenas uma hóspede: dona Lola, uma velha atriz que vive esperando ser lembrada por algum jornalista para dar uma entrevista contando sua história. É uma senhora tão linda, tão carismática, tão engraçada, que dá vontade de pegar a dona Lola e guardar no potinho.  Sua mãe, dona Ágata, é uma mulher extremamente doce, aquelas mãezonas, preocupadas, amáveis, que a gente quer encher de beijo e dizer que ama, sabe? E por fim, completando e trazendo alegria para a vida de Briana, Aisla. Sua irmã que, com 17 anos, é a espirituosidade em pessoa. A garota é divertida, esperta, carinhosa e sabe colocar a irmã para cima, e ser uma boa amiga.



Aparentemente não existe nada particular quando se tem irmãs.
– Briana, página 37 (adoro essa frase).



É com Aisla, e apenas com ela, que Briana dividie o seu segredo: todas as noites, ao longo dos últimos cinco anos, ela sonha com uma vida que não é a dela, entrando no corpo de uma irlandesa medieval e vivendo uma história de amor com um lindo guerreiro.


– Ciara – leu minha irmã, mas de maneira errada.
– Se pronuncia Kiara – expliquei. Eu tinha dado uma pesquisada tempos atrás e descobri que a letra k não existe no alfabeto irlandês.
– Então essa é você na versão Game of Thrones. – Deus mais uma examinada no desenho. – Gostosa pra cacete, hein? 
– Briana e Aisla, página 37




 Ela já se dá por apaixonada por Lorcan, o seu guerreiro irlandês lindo de morri muitas vezes, quando em mais uma tentativa de arrumar emprego, ela quase é atropelada por Gael. E ser atropelada seria problema algum perto do fato de que Gael era exatamente igual Lorcan, o guerreiro lindo de seus sonhos. Coincidência? Talvez. Afinal, o que há de estranho em encontrarmos um homem que tenha a mesma cara que o homem dos nossos sonhos, que tenha o mesmo corpo, o mesmo sobrenome, a mesma nacionalidade? Super comum, quem nunca? E ele nem era totalmente igual a Lorcan, porque os olhos tinham a cor diferente.




Lançado o mistério? Que nada, essa história está só começando. Você vai se apaixonar por Gael. E vai se apaixonar por Lorcan. Isso é fato, não tem como fugir. Enquanto Lorcan é um guerreiro extremamente transparente, feliz, leve... Gael é um homem carregado de mistérios e dono de uma amargura que faz com que seu coração seja impenetrável. Mas ele é doce, e embora muitas vezes pareça um pouco bipolar ao lidar com Briana (o que é explicado direitinho ao fim), ele não consegue resistir ao charme desastrado dela, e por mais que tente manter a distância, acaba sempre mais envolvido.

O caso é que Briana não sabe lidar com os mistérios da vida de Gael. Não consegue entender a distância que ele parece precisar ou querer dela, mesmo que tudo chame um para o outro. E é quando ela passa a buscar o sentido para muitas coisas, que ela começa a descobrir os segredos de Gael. Mais do que isso, começa a entender que ela está mais do que envolvida na vida dele. Em todos os sentidos.




 (...) Aquelas sombras que ele alegara ser tudo que tinha dentro de si recuaram. Em seu lugar crepitou uma faísca, que logo se transformou em chama e, por fim, em brasas incandescentes.
– Quem é você? – murmurou com intensidade. – Por que apareceu na minha vida agora?
– Estou me fazendo a mesma pergunta desde que te encontrei – sussurrei. 
– Briana e Gael, página 133




Ela busca as informações que precisa de jeito sutil entre os empregados, entre pesquisas na internet, e tem como uma grande amigo e aliado (nesse caso, aliado contra a tal bipolaridade de Gael) Lorenzo, um dos poucos amigos do irlandês. Lorenzo é um italiano super hiper carismático. Ele é descrito como um sedutor, mas francamente, eu não consegui, em hipótese alguma, ter uma imagem hétero dele. Então para mim ele é gay. E ele só é perfeito assim, sorry, Carina. Nem adianta insinuar nada no fim do livro não, porque nada vai mudar na minha visão quanto a Lorenzo. E sério, amei ele nessa visão. Porque como hétero ele é muito sem graça.  U_ú


A história é linda, e é um dos poucos livros que já li que não deixa pontas soltas de modo algum. Carina vai colocando todas as explicações pouco a pouco, de modo a atar as pontas e arrematar com um final delicioso. O ápice dos acontecimentos não ficou para os últimos capítulos. As coisas mais desesperadoras começam a acontecerem gradativamente após a metade do livro, caminhando para o fechamento dos mistérios antes dos últimos capítulos. Isso faz com que a gente tenha lá uns dois capítulos finais para respirar e curtir o resultado, nos apaixonando mais pelos personagens.



A história é divertida, emocionante, deliciosa. E eu recomendo fortemente essa leitura. Mais um nacional digno de 5 estrelas.






Visão do Livro



O livro fisicamente... É lindo. A capa, a diagramação, ele é um livro muito caprichado, com letras diferenciadas na primeira linha de cada capítulo, assim como nos capítulos que nos remeterem à Irlanda medieval. Como eu disse, foi amor à primeira vista e agora é um dos queridinhos.


Quanto a escrita... Fantástica. Eu amei, apenas amei esse primeiro contato com a Carina Rissi. Foi uma experiência gratificante, a história flui e desperta as emoções mais loucas na gente. Eu precisei de um dia inteiro assentando os sentimentos, organizando minha mente apaixonada e emocionada depois desse livro. A ortografia está quase impecável, não fosse um sério com o "Por quê" fora de hora. Mas francamente, isso não tira nada da leitura e não prejudica em nada o compreendimento. 










E essa foi a resenha de Quando a Noite Cai. Esse livro simplesmente lindo e fantástico. Acho que ficou muito claro que eu recomendo muito, não? Pois então, se você já leu, me conte aqui embaixo o que achou. Se não leu, leia, por favor, e depois venha me contar. Vou deixar aqueles linkizinhos marotos aqui, caso queira adquirir o seu ( Amazon - Saraiva ).

Espero que tenham se apaixonado! Como sempre, muito obrigada pela leitura e muitos beijinhos lunares a todos. Até a próxima! 😉














         



11 comentários:

  1. Oi, Rê!
    Que resenha mais fofa! Nunca li nada da Carina Rissi e tinha mesmo vontade de conhecer, acho que começarei por esse também, viu?! Obrigada pela dica!

    Beijos,
    Universo Tácito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, linda! Que bom que gostou.
      Eu me apaixonei muito por tudo nesse livro. Já terminei ele, mas não larguei até agora! hahah
      Espero que goste também, caso leia!

      Beijinhos e obrigada pela visitinha! <3

      Excluir
  2. Oi linda! Eu amo a Carina Rissi ela e tudo isso mesmo que você falou te indico a serie Perdida, vc vai amar! Quando a noite cai já esta na minha lista!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por Deus! Eu preciso de um tempo antes de pegar outro livro nesse naipe! hahaha
      O coração não aguenta. Mas vou anotar a sua sugestão, e fico grata!

      Beijinhos, linda!

      Excluir
  3. Amiga, como sempre você arrasa nas suas resenhas. Todos falam muito bem desse livro e como é nacional, já quero ler.
    O "Perdida" dela não gostei muito da sinopse, mas, esse é CARALHO!! *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinopse é complicada, né? Eu não costumo confiar muito, mas nesse caso, eu confiei em tudo nesse livro. Ele me chamou!

      Espero que possa ler em breve, eu amei muito!
      Beijinhos, amiga! <3

      Excluir
  4. Oi Rê,estou louca por esse livro é você faz isso? Me deixando mais curiosa menina! Kkkk amei a resenha que capricho! Bjos 😘
    aleituramagica.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, o que esse livro vale a pena... Espero que consiga logo o seu, certeza que vai amar!

      E muito obrigada, fico feliz que tenha gostado!
      Beijinhos, lindona! <3

      Excluir
  5. Nossa que resenha incrível, amei amei amei.

    Estou louca para ler ele e vou ficar mais louca quando estiver lendo kkkkkk. Carina Rissi arrasa sempre.

    Parabéns Rê por essa resenha incriável.

    http://sussurrandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Rê,
    Primeira resenha que leio desse livro, e já quero mais do que queria antes. Tenho que conhecer a Carina logo. Adorei.

    Beijos,
    Garota Perdida nos Livros

    ResponderExcluir
  7. Oi Re. Li seu comentário na minha foto e fiquei na dúvida se já havia lido a sua resenha!rs Não havia, mas amei muito. Parece que vou precisar priorizar essa história logo.
    As fotos ficaram lindas!
    Beijoca
    Resenhando por Marina

    ResponderExcluir


© LUAR DE LIVROS - 2017.
Tecnologia do Blogger.