22 de maio de 2017

Resenha - O Beijo da Lua

Oi, vocês, meus leitores! 💜

A última semana não foi das mais produtivas aqui no blog, mas para compensar, reorganizei meu cronograma e trouxe hoje a resenha de um livro que estava há alguns meses querendo ler, e acabei devorando ele no fim de semana (o que não foi nada difícil) para trazer essa postagem antes do previsto.

Vou iniciar essa resenha falando que O Beijo da Lua não se trata apenas de uma história de amor. A bagagem que esse livro traz em suas páginas é bem grande. Ele aborda um tema realmente sério e que ainda hoje caracteriza um grande problema na sociedade capaz de marcar e desgraçar vidas.



E quando ela desceu através da noite, ele quase foi cegado por seu brilho. Ela o havia tocado, e agora, se não pudesse descer para encontrá-lo novamente, ele encontraria uma forma de subir até os céus para vê-la. Nem que fosse a última coisa que fizesse.


A história me tocou de muitas formas diferentes. De verdade mesmo. É forte, porém muito bem trabalhada. Muitas questões que simplesmente parecem poder serem resolvidas facilmente na teoria, acabam por serem justamente o maior peso da trama, isso porque a realidade de quem tem a vivência de certos fatos é bem diferente da visão daqueles de fora. E se você conseguir entender isso, você não vai apenas amar Luna, como acima de tudo, respeita-la.

O Beijo da Lua nos apresenta Luna Elizabeth Walker, uma jovem extremamente forte. Ela é uma menina e ao mesmo tempo uma mulher. É carismática, encantadora, sensata, e tão madura quanto não teria obrigação de ser em sua idade.  Após ficar órfã, Luna fica sob a tutela de seu tio, a quem ela define como um homem muito protetor. Acostumada com a dor de perdas terríveis e as consequências que tais perdas trouxeram para sua vida, ela carrega consigo inúmeras experiências traumáticas que faz com que ela acredite que sua vida esteja fadada a desesperança.

Conhecemos também Michael Preston, o Duque de Blanchard. Michael não vem nos representar o homem perfeito, o príncipe encantado do cavalo branco. Pelo contrário, eu tive vontade de dar uns tapas e uns sacodes nesse homem pra ele largar de ser palhaço. Calma, calma... Ok. Ele é encantador, charmoso, carismático, carinhoso, atencioso... E se apaixona por Luna praticamente à primeira vista, embora, claro, isso leve um tempinho para ser notado ou admitido por ele. No entanto, não temos um canalha, ou um irresponsável, um playboy. Não. Temos um outro personagem que carrega muito sofrimento no peito. E como as pessoas encaram perdas de diferentes formas, Michael simplesmente foge de tudo, e evita encarar a realidade a sua volta quando perde algo. E é assim que ele começa a história, retornando para Londres após ter fugido por 6 anos de tudo e de todos, devido a um acidente que resultou na morte de seus pais e seu irmão mais velho. Mesmo sem se considerar capaz, mesmo sem nunca ter sido preparado para responsabilidades extremas, ele se vê repentinamente sendo o único herdeiro do ducado de seu pai e o único responsável por sua irmã caçula, que fora tudo que restou de sua família, a pequena Hazel. E Hazel é uma menina simplesmente extraordinária.

Com o retorno do Duque de Blanchard, um baile é organizado para sua recepção por sua prima Isobel. Toda sociedade nobre estará presente, principalmente as mães casamenteiras, porque né.... Afinal de contas temos um duque novo na prateleira. E isso era tipo o lançamento de livro que ainda vem autografado, todo mundo quer garantir o seu! Só que nosso duque não tem olhos para mais ninguém, senão Luna. A jovem ruiva que ele conheceu logo que pisou em Londres, quando um vento levou o chapéu dela até o teto de sua carruagem. Durante o baile, Michael aguarda por toda a noite na expectativa de dançar com ela, seria a oportunidade ideal para ele saber um pouco mais a respeito daquela mulher. Mas as coisas não foram bem do jeito que ele planejou naquela primeira dança. Eu, particularmente, acredito que tenham sido bem melhores.


Michael estava pensativo. Teria que usar uma abordagem tranquila. Gostava de desafios, ainda mais os que envolviam certo mistério. Iria devagar. A próxima dança seria uma valsa; seria a primeira vez que estariam sozinhos, e ele esperava conseguir algumas respostas durante os minutos em que dançariam.


Depois desse primeiro contato no baile, Michael descobre através de seu amigo Edward, que Luna é a jovem que dispensa todos os seus pretendentes. Aquilo, inclusive, já havia criado certa fama para ela. Mas isso não foi suficiente para fazer Michael esquecer Luna, muito pelo contrário. Ele passou a não apenas querer Luna e a visitá-la com frequência, mas como também a querer conhecer seus mistérios. Para isso, aceitou um improvável plano arquitetado pela sua irmã, Hazel: uma reunião no campo que levaria 10 dias para celebrar o retorno do jovem duque e sua irmã, ocasionando diversas atividades ao ar livre, jantares e bailes. E claro, a intenção principal seria que Michael e Luna tivessem tempo suficiente para se conhecerem. Algo que era improvável de conseguirem se ela tivesse sob a proteção constante de seu tio.


Pensei que iria embora, mas você não foi. Você persistiu, e fazendo isso eu tive mais esperanças em um mês do que ao longo destes três anos.


O que mais gostei é que não existe enrolação.  Luna se viu extremamente atraída por Michael de jeito que jamais se viu por nenhum outro homem, e isso a tirou de sua zona de conforto a medida que o sentimento entre eles ia crescendo, fortalecendo. Ela teve que aprender a lidar com novas expectativas, e deixou com que nascesse em si a esperança de algo que ela não previa em sua vida: a felicidade. E tudo vai bem. Michael é totalmente recíproco em seus sentimentos. Ele a faz se sentir assim, esperançosa, disposta, e simplesmente capaz. Porém Luna carrega segredos avassaladores consigo. Ela carrega a responsabilidade de manter a ordem da vida não só dela, como de outras pessoas importantes para si. E é justamente esses segredos que colocam absolutamente tudo a perder.


Então eu fiz o que podia. Fiz o que uma jovem ingênua faria. Fiquei por ele. Eu me submeti. Como deixamos que tudo chegasse a este ponto e durasse tanto tempo? Também não tenho uma resposta para isso.


Não bastasse todas as dificuldades que nosso casal precisa enfrentar, ainda temos um tanto de intriga de uma tal "Lady F", que misteriosamente toma conhecimento dos acontecimentos praticamente ao mesmo instante que ocorrem, e se ela fosse apenas uma fofoqueira, vá lá. Mas ela não é nada mais, nada menos do que uma colunista social que espalha veneno pela sociedade, e acaba por dificultar ainda mais as coisas. Existe luta, ninguém se deu por vencido facilmente. Mas existe muita decepção, muito aperto no peito, porque realmente a posição de Luna era muito complicada, e muito mais para aquela época, onde a mulher era simplesmente subjugada na sociedade. Michael conheceu seus segredos, e por mais que ele quisesse tornar seu futuro digno, como eu disse, ele não é perfeito. E sobretudo ele descobriu amar aquela mulher de um jeito que seria capaz de fazer qualquer coisa para vê-la bem, mesmo que isso exigisse suas piores escolhas.


– É o que venho perdendo com você? Meu tempo? Você prometeu, CUSTE O QUE CUSTAR! – Ela gritou – Você disse – Enfatizou – Não eu. Eu estava bem. Sempre fiquei bem com o que tinha. Você mudou tudo.– Disse, derrotada – Você destruiu tudo.



Durante toda a história, temos a participação de Ethan, primo de Luna. Ethan é um homem cheio de culpa pelos traumas de Luna, mas a relação entre os dois é simplesmente linda. Luna, por sua vez, com todo seu sofrimento. Conheceremos Caroline, que é outra personagem maravilhosa. Embora ela não tenha sido muito explorada, Caroline é o retrato de muitas meninas que a sociedade simplesmente rechaça por não se enquadrar nos padrões principalmente estéticos. Ela é forte, humilde, bondosa, leal. E vai estar com Luna nos momentos mais difíceis de sua vida. Com toda sua vida de cabeça para baixo, Luna ainda consegue pensar na felicidade do primo, e percebe o quanto ele e Caroline podem ter em comum, podem oferecer um para o outro. Então embora os dois pareçam não estar preocupados com nada além de salvar Luna das desgraças que assolaram a vida dela, eu gostaria muito que esse casal aparecesse como protagonista do terceiro livro, talvez. São personagens muito ricos, que vale muito a pena serem explorados.

Ainda na gama de personagens lindos, temos Hazel. Ela é demais. Por Deus! Apesar de ser uma mocinha cheia de expectativas e sonhos, ela tem uma personalidade forte, é ácida, um tanto desaforada, eu diria e muito astuta. 


Não era apenas Michael que estava boquiaberto. Edward tinha a mesma expressão. Eram dois homens adultos na faixa de seus trinta anos levando uma surra verbal de uma menina. 


Mas também traz seus conflitos, também sofre por medo de não se encaixar nessa sociedade machista e cruel devido sua personalidade. Hazel encontra força não só em Luna, que se torna sua grande amiga, mas também em Edward, o amigo de seu irmão. No início, achei que Edward seria mais um daqueles amigos babacas do mocinho. E ele até assume essa posição, mas é um bom amigo, e sem dúvidas, é um bom homem também. Ele rapidamente vai comprando o nosso carisma com seus risinhos debochados e comentários engraçadinhos. Até que ajuda Hazel a se enxergar como a menina tão especial que ela é. E depois disso, Edward ganha outro conceito. Contudo, sua participação ainda é um tanto discreta. Vamos aguardar esse moço nos surpreender no próximo livro, Os Olhos de Hazel, o qual já quero.




Considerações Finais


Existiram algumas questões que queria ter sabido mais. Como a respeito de tia Margareth. Ou a respeito da Lady F. Mas como apenas parte dessa história acabou por aqui, eu creio que ainda vou ouvir falar de todos os citados aqui muito em breve.

Eu não tenho muitas resenhas aqui, mas esse é o primeiro livro que eu vou dar 5 estrelas, por questões pessoais, pela maneira como ele me tocou em diversos momentos. Eu fui capaz de me identificar em vários pontos com Luna, com Michael, com Ethan, Hazel, Caroline. São todos personagens extremamente verdadeiros. E eu escrevi a resenha inteira com os olhos marejados em pensar em tudo que vi e senti com essa história.

Claro que sempre existe alguns pontos que a gente torna questionável a respeito de uma atitude ou outra dos personagens. E eu mesma questionei sobre o tio de Luna e sua proteção que pareceu um pouco displicente no capítulo 19. Mas se refletirmos a respeito do que Luna sempre fala dele, e entendermos bem o que é essa proteção toda, então a gente percebe que não é bem displicência.

Eu gostaria de me aprofundar um pouco mais em algumas questões, mas isso não seria possível sem que eu desse muitos spoilers. Toda a trama envolve questões tão delicadas que foi preciso imenso cuidado para não entregar o ouro durante a resenha.

Apesar de linda, e de toda emoção dessa história, eu senti que  O Beijo da Lua despertou um  lado violento em mim, porque vamos combinar, eu matei um certo personagem aí pelo menos umas 7 vezes. O Michael eu estapeei algumas vezes e até sobrou um pouco até para Ethan. O melhor de tudo, no fim das contas, é que tivemos esses personagens tão imperfeitos e ao mesmo tempo tão realistas.






Visão do Livro




O livro fisicamente... Ainda não está disponível. Mas eu torço muito para que um dia esteja, porque a minha estante precisa ter esse livro para se sentir completa. A bichinha não é mais a mesma e está que é pura inveja do meu Kindle. Sério.  





Quanto a escrita... Nana leva de modo objetivo, simples e por vezes até bem divertido. A história é incrível, porque embora aborde questões pesadas, traumáticas, ela discorre o conteúdo com delicadeza e sensibilidade. Mais uma escritora nacional que eu fico feliz em conhecer seu trabalho.  

– Qual é o nome desta história?
– O Beijo da Lua.
– Que nome é esse? A lua não sai por aí beijando pessoas! Eu preciso saber o que acontece depois!








E então é isso, pessoal.  Eu simplesmente amei. E fui ao chão com esse livro diversas vezes. Me senti até um pouco de Roberto Carlos naquela de "se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi" (momentinho cafona da vida 😂) . E que emoções!  Se você gostou da resenha e se interessou pelo livro, por enquanto você acha na Amazon em e-book, para Kindle. É baratinho, custa muito menos do que vale, acreditem. E além do mais, ainda é nacional, então por favor, comprem esse livro lindo e nacional. 

Não tem um Kindle? Não tem problema, o Kindle está disponível também em aplicativo para celulares e smartphones, além de você ter possibilidade de baixar no seu notebook ou desktop. Sei que muitos ainda preferem o livro físico, e eu confesso que sou uma dessas pessoas. Mas infelizmente o único jeito de conhecermos alguns dos nossos autores é através dos e-books, a caminhada até um livro físico é dura. Mas se a gente der uma forcinha e um voto de confiança, logo a gente vai ter muito livro físico brasileiro provando que nossa literatura ainda tem muito a oferecer.

Como sempre, agradeço pela leitura e deixo a todos um grande beijo lunar! Até a próxima!









         



10 comentários:

  1. Uma resenha maravilhosa e cheia de sentimentos. Fiquei muito feliz com toda a sua percepção e todas as suas considerações. Sobre alguns pontos a esclarecer, precisei deixar muita coisa para o livro do Ethan, e até da própria Margareth. A série é longa e conforme escrevo, mais personagens aparecem e clamam por serem escritos. Fiquei muito feliz mesmo por você ter gostado tanto do livro e ter entendido tão bem a proposta dele pois isso é algo que nem todos conseguem. Existe muito a raiva do Michael e até da própria luna por não revidar ou não se revoltar mais. Bom, eu os criei assim e eles são amados e odiados, afinal não se pode agradar a todos. Sobre a série, vai chegar o momento de Ethan enfrentar seus próprios demônios.
    Obrigada pelas lindas palavras.
    Um beijo.

    NANA VALENTTINE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nana! Que feliz de ter gostado.
      Para mim, ficou claro que certas coisas terão suas continuidades nos livros que virão. Como Ethan e Caroline, que são riquíssimos, lindos! Estando juntos ou não, eles tem muito para mostrar.
      Quanto aos nossos protagonistas, é como eu disse lá no começo, na teoria é muito fácil acreditarmos que atitudes podem ser tomadas facilmente, mas não funciona assim. Os dois têm uma ligação muito forte, e isso é uma das coisas mais bonitas na história.

      Espero que seja realmente uma série bem grande. Os melhores livros são justamente os que nos deixam assim, emocionados e tocados. Te desejo muito sucesso e muitos livros futuros!

      Beijinhos Lunares! ❤

      Excluir
  2. Que resenha mais linda, adorei como você colocou seus sentimentos e de como foi explicado, me deu vontade de ler e tenho certeza que iria amar.
    Parabéns pelo post.
    Um grande Beijoo
    By: Jhenny

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super indico, Jhenny! É lindo o livro. Delicado e tem que ter sensibilidade para não julgar os personagens, porque os problemas pelos quais eles passam são muito complicados. Eu realmente amei mesmo. Se tiver oportunidade, faça essa leitura também!

      Beijinhos lunares, sua linda! ❤

      Excluir
  3. Oi Rê,
    Adorei a resenha, e eu já estou imaginando quando eu ler matando vários personagens, porque sou dessas também kkkk.
    Beijos,
    Garota Perdida nos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Socorro! hahaha
      Mata um só, vai ser suficiente. Os outros dando uns sacodes já resolve! haha
      Mas indico muito! É realmente lindo!

      Beijinhos lunares para você, linda. E obrigada pela visita!❤

      Excluir
  4. Oi Re! Não sei o que eu gostei mais, se dá história ou da forma como você descreveu ela. Coisa mais deliciosa quando nos identificamos com a leitura. Torna tudo mais real. Quero mais do que ler, quero sentir tudo que sentiu também.

    Beijos minha linda! ♡
    Resenhando por Marina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari! Menina, esse livro foi uma coisa de louco. eu amei a leitura, gostei das questões tratadas, da realidade como tudo foi passado... E estou ansiosa pelos próximos volumes da série. Os personagens são apaixonantes! Super recomendo.

      Beijinhos, linda! ❤

      Excluir
  5. Que resenha maravilhosa! Me apaixonei pela estória e essa capa do livro tbm está muito linda!
    Um abraço.
    http://diarioleitorblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é bem lindo! Vale a pena e recomendo muito, Douglas!

      Super beijinhos lunares! ;)

      Excluir


© LUAR DE LIVROS - 2017.
Tecnologia do Blogger.